Deixe de ser um “scripteiro” e transforme-se em um verdadeiro programador em Shell at Grupo de Usuarios Slackware Brasil



Deixe de ser um “scripteiro” e transforme-se em um verdadeiro programador em Shell

Imagine-se tendo mais tempo para aquele cafezinho no horário do trabalho… Ou poder terminar seu expediente com tranquilidade, pois terá um backup diário totalmente automatizado…
Tudo isso e muito mais torna-se possível com a correta aplicação de scripts – e que tal aprender a programá-los de forma simples, divertida e organizada?

O livro Shell Script Profissional do Aurélio Marinho Jargas é uma ótima referência para o estudo de shell scripts. Com todo o bom humor e irreverência do autor, sem dúvidas este livro acompanhará muitos administradores de sistemas em suas aventuras.

Além de abordar a “linguagem” shell (em apenas um apêndice!), o livro conta com grandes técnicas de programação e depuração, capazes de tornar seus scripts muito mais profissionais e de fácil manutenção, evoluindo-os ao patamar de programas completos.

Expressões regulares, interfaces amigáveis (alguem já ouviu falar do dialog?), bancos de dados em modo texto, arquivos de configuração, opções de linha de comando, programaçao web (cgi) e muitos outros assuntos interessantes são citados no livro.

Uma aquisição indispensável para todos que desejam utilizar essas poderosas ferramentas que vêm disponíveis em qualquer distribuição Linux.

Com todas as dicas e os guias de referência contidos no livro, a tarefa de programação em Shell torna-se muito mais prazerosa e útil para todos. Este é um livro que tem tudo para tornar-se um best seller no universo do Software Livre.

E como não poderia deixar de citar, no Slackware, todos os scripts de inicialização seguem o padrão BSD, ou seja, são scripts completos responsáveis por carregar os serviços do sistema.
E os famosos SlackBuilds? Nada mais são do que scripts que fazem o trabalho completo de compilação e empacotamento dos fontes de alguns programas.

Por estar muito presente no dia-a-dia, o conhecimento de programação em shell tornou-se imprescindível para a correta manutenção de sistemas e otimização destes.

Que tal contribuir diretamente com projetos de software livre? O desconhecimento de alguma linguagem de programação deixa de ser uma desculpa, pois temos o shell que é simples e é utilizados intensivamente no Slackware.

Vamos escrever mais SlackBuilds. Vamos desenvolver ferramentas de administração. Sempre mantendo a filosofia KISS acima de tudo.

Shell Script Profissional,
De Aurélio Marinho Jargas, Ed. Novatec, 2008.
480 páginas.

4 Responses to “Deixe de ser um “scripteiro” e transforme-se em um verdadeiro programador em Shell”


  1. Gravatar Icon 1 spectreflash jun 6th, 2008 at 6:56 pm

    Também comprei o livro. Sensacional!
    É o meu livro de cabeceira.
    Falta uma obra semelhante em programação em C para Linux!

  2. Gravatar Icon 2 trash set 24th, 2008 at 6:47 pm

    Livro excelente!!!

    Tenho ssse e o Expressões Regulares 2a ed. (Recomendo também) mesmo autor. :-)

  3. Gravatar Icon 3 rafaelmbcprq mai 17th, 2009 at 8:51 am

    Já comprei!

  4. Gravatar Icon 4 rafaelmbcprq mai 23rd, 2009 at 10:44 pm

    Esse livro é essencial p/ quem já tem uma boa base em SHELL, te ensina à manter ordem na casa, o “HOUSE KEEPING”, sabe!? Mas é impressindível o pré-requisito SABER SHELL SCRIPT, daí vem o nome “SHELL SCRIPT PROFISSIONAL”. O tema é melhor explanado em “Programação Shell Linux, de JULIO CEZAR NEVES”. Ótima pedida! Podem constatar! Esse sim é o meu livro de cabeceira, pois em matéria de SHELL, ninguém – ou quase ninguém – pode dizer que sabe tudo, certo!?

    http://www.brasport.com.br/livros/9788574523453b.jpg

Leave a Reply

You must login to post a comment.




GUS-BR on G+

Categorias


google

couk